Entrar


Entrar

Você esta aqui: Institucional  Unidades

Instagram

Galeria de Vídeos

Mamógrafos para Porto Velho

Da esq. para dir.Dr. Jean Negreiros, diretor do Hospital de Base Ary Pinheiro, Confúcio Moura, governador do Estado de Rondônia, Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon, e Henrique Prata, diretor geral do Hospital de Câncer de Barretos.

  São Paulo, 8 de agosto de 2012 – Cerca de 49 mil mulheres rondonienses serão beneficiadas por uma parceria oficializada hoje entre o Instituto Avon, a Fundação Pio XII, de Barretos/SP, e o governo estadual de Rondônia, para promover a detecção precoce do câncer de mama– doença com 95% de chance de cura se diagnosticada e tratada em estágio inicial. O projeto abarcará a região da grande Porto Velho, que inclui a capital do estado e mais 13municípios vizinhos: Itapuã, Candeias, Guajará Mirim, Nova Mamoré, Ariquemes, Cujubim, Rio Crespo, Alto Paraíso, Cacaulândia, Machadinho D’Oeste, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia e Buritis.

 A doação de R$ 1.775.800,00do Instituto Avon será usada para transformar uma carreta em uma unidade móvel para a realização de um amplo rastreamento mamográfico em mulheres de 40 a 69 anos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ao longo de um período de três anos. Para isso, ela será equipada com toda a infraestrutura de um consultório fixo: sala de recepção, espaço para troca de roupa, mamógrafo digital e equipamentos que permitem a transmissão das imagens digitais colhidas para o hospital. As mulheres que apresentarem exames com algum tipo de alteração serão encaminhadas ao Hospital de Câncer de Barretos – Unidade Porto Velho para avaliação mais detalhada e, caso seja detectado um câncer de mama, serão direcionadas para o início do tratamento. A carreta deve entrar em operação em novembro próximo.

 A doação feita pelo Instituto Avon também financiará a compra de um mamógrafo digital para equipar a Unidade Avançada de Prevenção de Câncer de Mamado hospital, que entrará em funcionamento em 2013. Além disso, o projeto prevê a capacitação de profissionais de saúde (enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários) e ações que promovam maior adesão da população aos exames. O Hospital de Câncer de Porto Velhoestá sob a gestão da Fundação Pio XII desde junho.“Graças ao apoio do Instituto Avon, podemos contar com um projeto ainda mais forte para prevenir a mortalidade por câncer de mama em Rondônia”, comemora Henrique Prata, Diretor Geral do Hospital de Câncer de Barretos. “Vamos atender mulheres em diversas cidades do estado, sem que elas precisem se deslocar para a capital”, completa.

 O câncer de mama é o segundo tipo de neoplasia mais frequente no país e levou à morte 12 mil mulheres em 2010, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para 2012, a estimativa de surgimento de novos casos apenas na região norte é de 1.530. Em Rondônia, a proporção é de surgimento de 24,52 casos da doença para cada 100 mil mulheres. Na capital, a taxa estimada vai para 38,21 para cada 100 mil mulheres, segundo o INCA.“Temos confiança de que essa parceria vai contribuir para que muitas vidas sejam salvas, porque é um projeto que inclui uma ação completa de prevenção, com a oferta de exames na carreta, no hospital, e uma ação de sensibilização para que as mulheres se cuidem, se preocupem com sua saúde”, afirma Lírio Cipriani, Diretor Executivo do Instituto Avon.  “Nosso papel, como organização apoiadora, é dar condições para que esses profissionais da saúde alcancem o maior numero possível de mulheres.”

 A incidência do câncer de mama em mulheres aumentasignificativamente a partir dos 40 anos, tendo seu pico entre os 50 e 60 anos. Apesar disso, segundo a pesquisa Instituto Avon/Ipsos – Percepções sobre o Câncer de Mama - Mitos e Verdades em Relação à Doença, realizada em 2010, apenas 40% das mulheres acima de 40 anos fazem mamografia regularmente. A pesquisa ouviu mil mulheres em 70 cidades brasileiras. Das mulheres entrevistadas, apenas 23% se consideram muito informadas sobre a doença.

A doação para este projeto não é a primeira iniciativa do Instituto Avon em Porto Velho pela detecção precoce do câncer de mama. Em 2006, o Instituto Avon fez uma doação de R$ 150 mil reais à Casa de Saúde Santa Marcelina para a compra de um mamógrafo. Foi um dos primeiros mamógrafos da região.

 Uma parceria de longa data - Desde 2003, o Instituto Avon promove parcerias com a Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Câncer de Barretos e atual gestora do Hospital de Câncer de Porto Velho, para colocar em prática ações que contribuam para a detecção precoce do câncer de mama no país. A primeira delas foi também para a montagem de uma carreta de rastreamento mamográfico, mas no interior de São Paulo. Outro importante momento dessa parceria aconteceu em 2007, com um rastreamento mamográfico na cidade de Juazeiro, uma das maiores cidades da Bahia, em um projeto que contou inclusive com o apoio da cantora Ivete Sangalo, natural daquela cidade. Em 2008, a Fundação recebeu a maior doação já realizada pelo Instituto Avon: R$ 6 milhões, para a construção do Centro de Prevenção de Câncer de Mama Instituto Avon, dentro do complexo do Hospital de Câncer de Barretos, uma das maiores referências para diagnóstico e tratamento de câncer do país. “A parceria com o Instituto Avon proporcionou ao Hospital de Câncer de Barretos buscar a excelência no diagnóstico precoce do câncer de mama no Brasil. Hoje, somos referência internacional pela seriedade de nosso trabalho e a qualidade do atendimento e dos exames que oferecemos à população carente de nosso país”, comenta Henrique Prata.

O papel das Revendedorasde produtos Avon – Os recursos que o Instituto Avon direciona a projetos são obtidos por meio das ações da campanha Avon Contra o Câncer de Mama. A companhia oferece em seus folhetos produtos que apoiam a causa, abrindo mão de parte ou do total do lucro para direcioná-los ao Instituto Avon. A revendedora de produtos Avon é a pessoa que abraça a causa e promove a venda desses produtos, em alguns casos abrindo mão inclusive de seu próprio lucro – como no caso das camisetas da campanha, com 100% do lucro da Avon e da revendedora revertidos para a causa. Por essa contribuição, as revendedoras da região de Porto Velho foram homenageadas no evento de anúncio da doação e reconhecidas como multiplicadoras da causa e agentes de vida.“É um grande orgulho saber que quando revendo produtos estou contribuindo para um projeto lindo como esse”, celebra Renata Fernandes de Lima, uma dasrevendedoras de produtos Avon presentes ao evento, que também é enfermeira.Essas mesmas revendedoras participam anualmente das mobilizações pela causa que a Avon promove globalmente, com a participação de grande parte do seu contingente de mais de 6,4 milhões de revendedoras, durante o mês de outubro. Só no Brasil, aconteceram 400 mobilizações em 2011, a maioria com corridas ou caminhadas envolvendo as comunidades, para disseminação de informações sobre a importância da detecção precoce para salvar vidas.

 Avon contra o Câncer de Mama   

O Instituto Avon, criado em 2003, coordena no Brasil a campanha Avon contra o Câncer de Mama, parte da campanha global Avon Breast Cancer Crusade – por meio da qual a Avon já direcionou mundialmente mais de US$ 740 milhões para a prevenção e tratamento da doença em mais de 50 países.A campanha, que está completando 20 anos, é coordenada globalmente pela Avon Foundation, a maior organização sem fins lucrativos ligados a uma empresa privada, com causas voltadas para a mulher. No Brasil, foram doados mais de R$ 30 milhões para 78 projetos voltados para a detecção precoce e prevenção da doença em todo o país. Desse total, R$ 13 milhões foram utilizados para a criação de Centros de Prevenção, locais onde as mulheres podem ter acesso a vários exames e consultas em um mesmo local. Os projetos já beneficiaram diretamente mais de 2 milhões de mulheres e propiciaram mais de 1,2 milhão de mamografias e a descoberta de 15 mil casos da doença. Segundo a Pesquisa Instituto Avon/Ipsos Percepções sobre o Câncer de Mama - Mitos e verdades em relação à doença, lançada em 2011, apenas 55% das brasileiras acreditam que podem desenvolver câncer de mama e, por este motivo, muitas delas deixam de realizar exames importantes para descobrir a doença a tempo de curá-la – uma mostra da importância de disseminar informações para a conscientização das mulheres.

 Sobre a Avon

A Avon, a empresa voltada para as mulheres, é líder mundial no mercado de beleza, com uma receita anual de mais de US$ 11 bilhões. Como a maior empresa de vendas diretas do mundo, ela comercializa seus produtos em mais de 100 países por intermédio de aproximadamente 6,4 milhões de revendedores autônomos. A linha de produtos Avon inclui itens de beleza de alta tecnologia, assim como produtos de moda e para casa, e apresenta marcas de qualidade reconhecida como Avon Color, Renew, Skin-So-Soft, AdvanceTechniques e Avon Naturals. Para obter mais informações sobre a Avon global e seus produtos, visite o site: www.avoncompany.com