Barretos

 

O prédio da prevenção possui  7,2 mil metros quadrados projetados  para controlar a atuação de todas as unidades móveis e também realizar exames preventivos de câncer de colo uterino, boca e mama. A obra foi fruto de um concurso promovido pela empresa Avon, cujo objetivo era selecionar os quatro melhores projetos para rastreamento de câncer de mama do Brasil. 

Além de realizar atendimento a população para exames preventivos de câncer de colo uterino, mama e boca, o departamento também funciona como um núcleo administrativo de controle para todas as outras unidades móveis e fixas. 

O departamento de prevenção também conta com um Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular (CPOM) responsável por uma série de temas ligados a oncologia genética - e possibilita também a prevenção realizar às atividades da oncogenética. Através de um minucioso estudo de genes de alguns tipos de câncer, a equipe do hospital esforça-se para descobrir e prevenir as possibilidades da doença em outros membros da família de uma paciente de câncer que está realizando tratamento na instituição.  

Foram realizados 113.168 exames de Papanicoloau para rastreamento do câncer do colo do útero sendo que desses 39.125 exames foram realizados em mulheres da região de Barretos (DRSV) com expressivo aumento de exames da ordem de 21,5% em relação ao ano de 2012.

Cerca de 62% dos exames realizados entre pacientes da DRS de Barretos foram feitos através de método em meio líquido, sendo 100% via SUS, com possibilidade de automação (leitura guiada automatizada) na análise desses exames o que conferiu maior produtividade com incremento na agilidade para liberação dos laudos citológicos. Além disso, verificou-se ganho na qualidade dos exames coletados pelas enfermeiras do Departamento de Prevenção: apenas 0,1% do total de exames realizados foram consideramos insatisfatórios.