Entrar


Entrar

Você esta aqui: Institucional

Faça sua Doação, Salve Vidas

 

Instagram

Galeria de Vídeos

OncoEventos

Alunos de Barretos e região participam do “V Festival Cuidar” do Hospital de Amor

 

O Hospital São Judas Tadeu (a unidade de cuidados paliativos e de atenção ao idoso do Hospital de Amor) e o Núcleo de Educação em Câncer (NEC) da instituição realizaram, pelo 5º ano consecutivo, o “Festival Cuidar” – evento que tem como objetivo desmistificar o significado dos ‘cuidados paliativos’ e fazer com que as pessoas aprendam a lidar com as perdas, além de mudar o conceito de morte como algo negativo.

Neste ano, a ação aconteceu no dia 16 de junho, no Jockey Club da cidade, e abordou o tema: ‘O impacto causado pelo câncer na qualidade de vida de pacientes idosos sob cuidados paliativos’. Graças à parceria com a diretoria de ensino, os alunos do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e Ensino Médio, das escolas municipais e estaduais de Barretos e região foram desafiados a compreender e compartilhar a temática através de atividades educacionais, envolvendo apresentações culturais de dança, música e teatro.

Como acontece o Festival Cuidar
As escolas inseridas no projeto realizam uma gincana de arrecadação de leite em prol do Hospital de Amor. Os estudantes se dedicam, e os quatro colégios que mais se destacarem nessa atividade, são classificados para participar do evento e concorrer aos prêmios. Neste momento, a equipe de profissionais do Hospital São Judas Tadeu entra em ação com um trabalho de esclarecimento e palestras durante as aulas.

Depois de entenderem o verdadeiro significado dos ‘cuidados paliativos’ e ficarem familiarizados com o tema, os alunos vencedores da primeira e segunda etapa preparam suas apresentações para o grande dia.

A equipe de residentes multidisciplinares do Hospital, conhecida como ‘Educação e Saúde’, fica responsável por desenvolver a dinâmica do evento e elaborar as provas, definir as pontuações e selecionar os conteúdos de estudo dos participantes.

O V Festival Cuidar contou com a presença das escolas: E. E. Valois Scortecci, de Barretos (SP), E. E. Profa. Dalva Lellis Garcia Prado, de Guaíra (SP), E. E. Enoch Garcia Leal, de Guaíra (SP) e E. M. Prof. Giuseppe Carnimeo, de Barretos (SP).

De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação em Câncer do HA, Gerson Vieira, a iniciativa oferece aos jovens a oportunidade de vivenciar na prática, mesmo que brevemente, a importância dos cuidados paliativos, para que posteriormente, eles estejam aptos a multiplicar esses conhecimentos junto à sociedade. “Nós temos uma perspectiva, baseada em pesquisas, de que em 20 anos, uma a cada quatro pessoas no mundo será diagnosticada com câncer. Dessa forma, estamos tentando preparar esses adolescentes para que no futuro, ao lidarem com situações deste tipo, eles já estejam mais sensibilizados”, afirmou.

Para a enfermeira coordenadora do Hospital São Judas Tadeu, Verônica Faustino, a ação ajuda os estudantes a entender melhor o trabalho que é desenvolvido na unidade com os pacientes em cuidados paliativos. “A perda de um ente querido é um momento difícil, mas um processo natural. Essas atividades preparam os alunos para isso e comprovam que os nossos pacientes podem ter um convívio social ideal e adequado", finalizou a enfermeira.

Escolas vencedoras
Ao final do evento, as quatro escolas receberam troféus e os estudantes da primeira colocada foram premiados com uma diária no Rio das Pedras Country Club de Barretos. Confira a classificação:
1º lugar - E. E. Enoch Garcia Leal, de Guaíra (SP);
2º lugar - E. E. Profa. Dalva Lellis Garcia Prado, de Guaíra (SP);
3º lugar - E. M. Prof. Giuseppe Carnimeo, de Barretos (SP);
4º lugar - E. E. Valois Scortecci, de Barretos (SP).