Entrar


Entrar

Você esta aqui: Institucional

Faça sua Doação, Salve Vidas

 

Instagram

Galeria de Vídeos

OncoEventos

Projeto ‘Ateliê de Sonhos’ traz aprendizado e motivação à pacientes do HA

 

“É possível salvar vidas com pequenos retalhos”. Com esse pensamento, a coordenadora do Espaço Adelina – localizado em um anexo da unidade de fabricação das carretas do Hospital de Amor (HA) – Julia Robert Ferreira, inicia mais uma jornada de trabalho na instituição. Através do ‘Ateliê de Sonhos’, ela desenvolve atividades sociais e leva aprendizado e motivação a pacientes e acompanhantes em tratamento no Hospital, por meio da costura.

Inaugurado em 20 de março de 2014, o projeto surgiu graças à gratificante parceria com o Instituto Adelina - entidade responsável por coordenar ações sociais dentro da empresa Dudalina (uma das maiores indústrias de camisarias da América do Sul, situada em Santa Catarina (SC) e conhecida por suas belíssimas confecções) e desenvolvedores do projeto Geração de Renda em diversos estados do Brasil, no qual doam retalhos de camisas da marca Dudalina, que seriam descartados, a fim de serem reaproveitados.

Além da doação de milhares de retalhos e muitas máquinas de costura, colaboradoras do Hospital e voluntárias da Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC) de Barretos, ganharam um treinamento com a técnica de ‘patchwork’ (trabalho que consiste na união de peças de tecidos de várias cores, padrões e formas costuradas entre si, formando desenhos geométricos), para que pudessem coordenar o projeto e multiplicar os ensinamentos adquiridos em aulas de corte e costura.

De acordo com Julia, o Ateliê de Sonhos trouxe a oportunidade de oferecer um espaço onde as pacientes e acompanhantes têm a chance de aprender a técnica de costura e promover a autoestima, preenchendo o tempo entre um procedimento e outro. “É muito gratificante ver que essas pessoas têm um espaço destinado a elas, onde podem desenvolver esse trabalho lindo que é o patchwork e trazer mais alegria para suas vidas. Essa é a verdadeira importância do projeto”, declarou.

O objetivo do projeto deu certo e, todos os dias, o Espaço Adelina ganha uma nova aluna. Após algumas aulas, sempre instruídas e auxiliadas por uma das voluntárias, é possível ver a satisfação dos alunos com os resultados: aventais, luvas de cozinha, bolsas, sacolas, jogos americanos, entre outras peças unidas por estampas e cores diferentes, com um visual alegre e agradável.

Divulgação
Para divulgar o projeto, a coordenadora passa pelos alojamentos da instituição convidando pacientes e acompanhantes para participarem das aulas. “O aluno não tem custo algum, apenas benefícios, pois além de aprender a técnica de patchwork com os retalhos das camisas Dudalina, eles ainda podem fazer desse trabalho algo para gerar renda em suas vidas pessoais”, explicou Julia.

Todos os produtos confeccionados são expostos, comercializados e a renda destinada para o Hospital de Amor.

Espaço Adelina
O Espaço Adelina está instalado na unidade de fabricação das carretas do HA. As aulas acontecem de segunda a sextas-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.