Entrar


Entrar

Você esta aqui: Institucional

Faça sua Doação, Salve Vidas

 

Instagram

Galeria de Vídeos

OncoEventos

Núcleo de Educação em Câncer realiza lançamento do 6º Concurso de Redação

 

O 6º Concurso de Redação, promovido pelo Núcleo de Educação em Câncer (NEC) do Hospital de Amor, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, traz um tema muito importante na edição deste ano: “Câncer de Pele – um olhar para a sua pele pode mudar a sua vida”. Desta vez, os alunos do último ano do Ensino Fundamental II (9º ano), regularmente matriculados nas escolas estaduais do Estado de São Paulo e escolas privadas do município de Barretos (SP), deverão discorrer sobre os principais fatores que causam esse tipo de câncer – o mais frequente no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) – quais são os indivíduos mais suscetíveis a desenvolver a doença e os hábitos de maior risco.

A cerimônia de lançamento aconteceu dia 26 de março, na sede da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O projeto tem o objetivo de difundir o conhecimento, popularizar a ciência, informar e disseminar a prevenção em câncer e o autocuidado, além de estimular jovens talentos na investigação cientifica, para que no futuro, eles possam gerar inovações que beneficiem toda a sociedade.

De acordo com o coordenador do NEC, Gerson Vieira, as redações devem ser inéditas, no estilo dissertativa-argumentativa. O prazo para produção e envio do material vai até 25 de maio. “Serão avaliadas a criatividade, relevância, organização do texto, ortografia e gramática da língua portuguesa. Todas as redações devem ser manuscritas e redigidas à caneta, preta ou azul, na folha padrão disponível para download no site do HA (www.hcancerbarretos.com.br/concurso-de-redacao-nec)”, afirmou.

Os autores dos cinco melhores textos serão premiados com três dias de estágio no Hospital, onde desenvolverão várias atividades científicas e laboratoriais, além de serem estimulados a respeito da conscientização sobre o câncer e medidas de prevenção. O primeiro colocado e seu professor também ganharão um notebook, e os demais finalistas, serão presenteados com um tablet.

Para o médico e diretor de extensão do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital, Dr. Vinicius Vasquez, a iniciativa tem um papel muito importante, pois o cenário mundial do câncer aponta números alarmantes. Estimativas do INCA indicaram que, para o biênio 2016-2017, o índice de ocorrência foi de 600 mil novos casos apenas no Brasil. “Observamos que o câncer é um problema de saúde pública e, como proposta para minimizar tal incidência futura, propusemos trabalhar com esses adolescentes sobre como se prevenir da doença”, finalizou o coordenador.

A publicação dos nomes dos ganhadores ocorrerá no dia 12 de julho. Já a cerimônia de premiação acontecerá no dia 25. Os interessados em participar do projeto devem entrar em contato com a instituição, no departamento de Núcleo de Educação em Câncer, através do telefone (17) 3321-6600, ramal 6801.