Entrar


Entrar

Você esta aqui: Institucional

Faça sua Doação, Salve Vidas

 

Instagram

Galeria de Vídeos

OncoEventos

Núcleo de Educação em Câncer promove 2º 'Encontro Científico de Educação em Saúde'

 

Na intenção de fortalecer o movimento de educação em saúde, o Núcleo de Educação em Câncer (NEC) do Hospital de Amor reuniu parceiros ligados às áreas em questão, no âmbito público e privado, para o 2º “Encontro Científico de Educação em Saúde”, realizado dia 8 de dezembro.

Com o tema ‘Soluções digitais aplicadas à Educação em Saúde’, o evento, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), buscou promover a troca de experiências e a oportunidade de criar estratégias que fomentem novos trabalhos e projetos na área. De acordo com o coordenador do NEC, Gerson Vieira, o encontro foi destinado a educadores, alunos e profissionais de saúde em geral, para que fossem criados grupos informais de investigação educativa e discussões de novas ideias.

No encontro também aconteceu o lançamento oficial, na cidade de Barretos (SP), da carreta educativa ‘Missão Gênese’ – uma unidade dotada de jogos e outros dispositivos para levar às crianças e adolescentes, de forma lúdica, informações sobre a prevenção dos diversos tipos de câncer. “Dentro da perspectiva deste ano, optamos por discutir o quanto as soluções digitais são importantes no processo da educação em saúde e aproveitamos para lançar um dos projetos do Hospital, que também está envolvido nesta área, que é a carreta de prevenção voltada para o público jovem. Essa unidade foi pensada para educar a juventude em relação à temática de educação em saúde com foco em câncer, porém, através de jogos digitais e muita interatividade”, afirmou.

Um dos palestrantes do evento foi o jovem João Renner Rudge, de 16 anos, estudante do ensino médio em São Paulo. Ele, que deseja estudar ciências da computação, discursou sobre o uso racional das novas mídias digitais. “Acredito que a internet pode ser usada de muitas formas, mas as pessoas deveriam aproveitar essa ferramenta para buscar mais formas de aprender, criar e se comunicar. Quando se fala em educação em saúde, há muito o que desbravar nessa plataforma e, dessa forma, as pessoas vão conseguir aproveitar melhor o tempo livre delas”, explicou o adolescente.

Trabalhos Científicos
O 2º “Encontro Científico de Educação em Saúde” foi o palco para a apresentação de vários trabalhos científicos de parceiros, como a Secretaria Municipal de Educação, diretorias de ensino, faculdades e o Instituto Nacional de Câncer (INCA), ligados aos projetos do NEC. “A grande sacada é que o Hospital de Amor vem intensificando suas ações voltadas à educação, principalmente relacionadas à saúde, em universos fora da instituição. Dentro desta dinâmica, educadores e universitários desenvolveram durante o ano resumos e pôsteres para fomentar a questão da prevenção.

Aluno da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (Facisb) e do programa de iniciação científica do Hospital, Richard Lucas Konichi Dias, apresentou 3 pôsteres durante o evento. Um deles teve como objetivo focar na dificuldade de comunicação entre médicos e pacientes, onde foi criada uma base de dados na internet com as principais dúvidas na área da oncologia. As respostas são baseadas na literatura científica, escritas de maneira simples e acessível, validadas por um profissional e disponibilizadas, evitando más interpretações. “É muito gratificante desenvolvermos algo eficaz para a população e ter esse trabalho bem aceito. Ganhar esse prêmio seria a prova de que estamos seguindo no caminho certo”, declarou Dias.

Os projetos foram avaliados por uma equipe do departamento de química da Universidade de São Paulo (USP), que analisou a apresentação dos participantes, o conteúdo e o layout dos pôsteres.

Nomes dos ganhadores
Pôsteres:
1º lugar – Projeto de Extensão Dr. Risadinha: A Medicina Baseada em Evidência para o Público Leigo.
Richard Lucas Konichi Dias.

2º lugar – Monitoramento do Estado Nutricional em Crianças e Adolescentes no Município de Barretos – SP.
Tadeu Cardoso de Almeida.

3º lugar – Pequenos! Educação com Saúde.
Rogéria Vieira.

Resumos:
1º lugar – Anima Barretos: Arte/Educação e Prevenção.
Maria de Lourdes Sousa Fabro.

2º lugar – Utilização de mídia digital para conscientização e prevenção de câncer em trabalhadores rurais expostos a pesticidas na região de Barretos, Brasil.
Isabela Maria Campanelli dos Santos.

3º lugar – Implantação da Unidade Móvel Carreta Educacional Missão Gênese: Uma jornada Nanocientífica.
Caio Cézar Ferreira Oliveira.