Entrar


Entrar

Você esta aqui: Institucional

Faça sua Doação, Salve Vidas

 

Instagram

Galeria de Vídeos

OncoEventos

HCB lança campanha 'Escolhas' com foco na prevenção a partir de práticas saudáveis

 

Pequenas escolhas feitas na rotina podem mudar e até salvar vidas. Com o objetivo de fazer as pessoas refletirem sobre seu dia a dia, seus hábitos e sua saúde, conscientizando-as sobre a diminuição de riscos de câncer mediante mudanças de hábitos de vida, o Hospital de Câncer de Barretos lançou a campanha “Escolhas”. Diferente das mobilizações tradicionais, a agência parceira, Cross Networking, criou o movimento voltado à conscientização como forma de prevenção à doença.

Em 2016, o Brasil registrou taxa de mortalidade de 8,2 milhões de pessoas e 569 mil novos casos de câncer. No mundo, a expectativa de casos confirmados até 2030 é de 27 milhões. Dados como estes também fazem parte do cotidiano do HCB, que realizou 2.281.217 milhões de procedimentos cirúrgicos no ano passado, em suas 21 unidades no país (12 móveis e 9 fixas). Segundo o ginecologista e coordenador do Programa de Prevenção de Câncer Ginecológico do Hospital, Dr. Júlio Possati Resende, é necessário e urgente aprofundar a discussão no sentido de ampliar e aperfeiçoar as estratégias de prevenção de câncer no Brasil. “O câncer concorre para ser já na próxima década a principal causa de morte entre os brasileiros. Esforços planejados e contínuos que envolvam o poder público, as entidades médicas e a sociedade devem ser empregados com objetivo de traçar políticas de prevenção mais efetivas”.

O médico reforça que o combate ao câncer deve passar necessariamente por medidas de estímulo a hábitos saudáveis de alimentação, combate ao sedentarismo, uso abusivo de bebidas alcoólicas e tabagismo. “É fundamental garantir acesso à vacinação contra HPV e aos testes de rastreamento para a população, principalmente os exames de Papanicolaou e de mamografia, além de aperfeiçoar toda a rede de assistência responsável por exames complementares e tratamento”, afirmou.

De acordo com a sócia-diretora da Cross Networking, Tati Oliva, a campanha “Escolhas” vai destacar o estilo de vida equilibrado como a melhor forma de prevenção ao câncer. “Pensar em equilíbrio é entender que as pessoas não precisam mudar completamente suas rotinas para serem mais saudáveis. Atualmente, a prevenção é tratada de forma errada, por meio de agendamento de exames e foco total na doença. Nosso objetivo expande a conscientização antes mesmo da propensão”, declarou.

A mobilização está acontecendo nas redes sociais, por meio de uma série de videodepoimentos. Tati Oliva iniciou a ação no Instagram desafiando Pabllo Vittar, Preta Gil, Samantha Schmutz, entre outros influenciadores digitais, a fazerem um vídeo contando qual foi sua escolha saudável. Desta forma, cada personalidade citada por esses artistas vai envolvendo outras pessoas e ampliando a rede de conscientização.

Sobre a campanha “Escolhas”
A “Escolhas” é um manifesto digital que promoverá depoimentos de personagens reais nas redes sociais, com o objetivo de proporcionar à população a conscientização e os benefícios para saúde a partir de mudanças de comportamento. A ação acontece durante o ano todo. Para mais informações, acesse: www.hcancerbarretos.com.br.