Entrar


Entrar

Você esta aqui: Institucional

Faça sua Doação, Salve Vidas

 

Instagram

Galeria de Vídeos

OncoEventos

Alunos finalistas do 5º Concurso de Redação realizam estágio nos laboratórios do HCB

 

Após vencerem o 5º Concurso de Redação do Hospital de Câncer de Barretos - um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Educação em Câncer (NEC) com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – os cinco estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, das escolas de Barretos e de outras regiões do estado, puderam desfrutar de um dos prêmios: o estágio no Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular (CPOM) do HCB.

As atividades tiveram início no dia 30/08, com uma cerimônia de boas-vindas e certificação aos alunos, e encerraram-se no dia 01/09. Nesses três dias intensos de aprendizagem, os estudantes desenvolveram várias atividades científicas e laboratoriais e foram estimulados a respeito da conscientização sobre o câncer e medidas de prevenção. O tema da redação deste ano foi: “Tabagismo: qual é a verdade sobre o câncer por trás da fumaça?”.

Para o aluno de Guarulhos (SP) e primeiro colocado do concurso, Pedro Ribeiro Domingues, de 15 anos, a oportunidade de estar dentro dos laboratórios do Hospital e aprender com os profissionais da instituição foi inesquecível. “Eu adorei manusear equipamentos, aprender mais sobre o cotidiano do pesquisador e entender, de fato, como são feitas as pesquisas. Mas o que eu mais gostei foi usar o microscópio”, afirmou.

Quem também ficou feliz com a experiência do estágio foi a estudante de Borborema (SP), Mariana Presotto Pegorim Amarante Fernandes, de 14 anos. “Eu sempre me interessei muito pela área da medicina científica e aprendi bastante estando aqui. Pude abranger meu conhecimento e ganhar um grande aprendizado”.

Segundo o coordenador do NEC, Gerson Vieira, a ação tem a finalidade de informar e disseminar a prevenção de uma série de doenças, incluindo os tumores, pois o cenário mundial do câncer mostra números alarmantes. “Na última década, houve um aumento de 20% na incidência da doença, e quando pensamos nas projeções para o futuro, os números continuam crescendo exponencialmente. Só no Brasil, foram mais de 600 mil novos casos no ano passado e até 2030, temos uma prospecção de 27 milhões de novos casos em todo o mundo. Por isso, é muito importante sensibilizar as escolas e os demais grupos sociais sobre o assunto, pois é uma temática de interesse de todos”, declarou.

Confira quem foram os cinco finalistas:
1º lugar – Pedro Ribeiro Domingues (Guarulhos-SP) – E. E. Profª Alice Schuery;
2º lugar – Ester dos Santos Amâncio (Barretos-SP) – E. M. São Francisco;
3º lugar – Mariana Presotto Pegorim Amarante Fernandes (Borborema-SP) – E. E. Manoel Silveira Bueno;
4º lugar – Lucas Eduardo Martins (São Carlos-SP) – E. E. Profª Alice Madeira São Francisco;
5º lugar – Fernanda Uekari Yabunaka (Pirapozinho-SP) – E. E. Lúcia Silvia de Assunção.