Entrar


Entrar

Você esta aqui: Institucional

Faça sua Doação, Salve Vidas

 

Instagram

Galeria de Vídeos

OncoEventos

Hospital de Câncer de Barretos inaugura Centro de Prevenção em Sergipe

 

O Hospital de Câncer de Barretos inaugurou nesta segunda-feira (19.06), em parceria com o Instituto Avon, o Instituto de Prevenção do município de Lagarto, em Sergipe, no Nordeste do país. Essa é a segunda unidade da instituição na região, a primeira foi inaugurada há dez anos, em Juazeiro, na Bahia.

Segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, 25% dos casos da doença na população feminina é o de mama. Só no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), apontou que no ano passado a taxa de casos desse tipo de tumor foi de 56,2 para cada 100 mil mulheres. Sendo que a região nordeste do país registrou o segundo maior índice, ficando atrás do Sudeste.

Estima-se que em Sergipe, 41% dos casos de câncer diagnosticados a cada 100 mil habitantes sejam de mama. Quanto antes o tumor for encontrado e o tratamento começar, maiores serão as chances de cura.

Sabendo disso, o Hospital de Câncer de Barretos inaugurou o Instituto de Prevenção – Anna Hora Prata, que atenderá mulheres de 40 a 69 anos e realizará exames e procedimentos, como mamografia, elucidação diagnóstica, ultrassom, consultas e biópsia. A expectativa é de que a cobertura mamográfica nos dois primeiros anos alcance 50% da população local.

Além da unidade fixa, que vai fazer cerca de 100 mamografias por dia, o centro de saúde também contará com uma unidade móvel adaptada com mamógrafo, consultório e sala de espera pata atender as cinco cidades da regional de saúde de Lagarto e os 14 municípios de Itabaiana.

A unidade recebeu o nome de Anna Hora Prata, bisavó do presidente do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata. Ela era mãe do pai dele, o médico e um dos fundadores da instituição, Paulo Prata. Ainda no século XIX, Anna estruturou uma casa de amparo para doentes em Simão Dias.

Investimento
O investimento para que o projeto pudesse acontecer foi de mais de R$ 3 milhões, vindos da parceria com o Instituto Avon. “Tenho muito orgulho de ter nascido em uma família sergipana, com exemplos de amor ao próximo. Minha bisavó Anna Hora Prata, meu avô Ranulpho Prata e meu pai Paulo Prata dedicaram suas vidas em fazer o bem aos menos favorecidos”, afirmou.

Para o diretor do Instituto Avon, Lírio Cipriane, é um orgulho presenciar a concretização de mais uma unidade de saúde em parceria com o Hospital. “Como todas as outras já em funcionamento, a de Lagarto foi elaborada com o principal objetivo de fornecer o diagnóstico precoce do câncer de mama. E assim, aumentar a resolutividade dos casos diagnosticados”, disse.