Entrar


Entrar

Você esta aqui: Institucional

Faça sua Doação, Salve Vidas

 

Instagram

Galeria de Vídeos

OncoEventos

Hospital de Câncer sedia o 9º Mutirão de Prevenção do Câncer Colorretal

 

 

Trabalhando em prol do combate ao câncer colorretal e da conscientização a respeito de sua prevenção, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) promoveu, no último sábado, dia 25, o 9º Mutirão para Prevenção do Câncer Colorretal. Desta vez, o Hospital de Câncer de Barretos foi escolhido para sediar os 50 exames de colonoscopia em pacientes pré-selecionados.

Durante todo o dia, os participantes assistiram palestras e orientações sobre a prevenção do câncer de cólon e reto, e o rastreamento da doença no Brasil. Além disso, foram aplicados testes em indivíduos, entre 50 e 65 anos, com resultado positivo na pesquisa de sangue oculto nas fezes (FIT) e que não fazem parte de nenhum grupo de risco para o câncer colorretal. Segundo o presidente da Comissão de Mutirões de Câncer Colorretal da SOBED, Dr. Lix de Oliveira, estes pacientes foram incluídos no programa de acompanhamento e, agora, passarão por novas colonoscopias dentro do prazo previsto por diretrizes internacionais. Caso um câncer seja diagnosticado, o paciente será encaminhado para tratamento. “Usamos o mutirão como uma ferramenta que nos permite identificar lesões pré-malignas e o câncer precocemente, aumentando a chance real de cura”, contou.

De acordo com a endoscopista e coordenadora do programa de prevenção do câncer colorretal do Hospital de Câncer de Barretos, Dra. Denise Peixoto Guimarães, a escolha das instituições sedes destes mutirões seguem vários critérios de qualidade dos serviços baseados na infraestrutura e, o HCB ter sido escolhido como uma dessas entidades, o inclui no mapa brasileiro de instituições de excelência na área da endoscopia. “Com este evento, a população de Barretos ganhou duplamente: na divulgação da importância da prevenção colorretal, através de palestras ministradas durante o evento, e também na possibilidade de realização precoce dos exames de colonoscopia após o resultado de FIT positivo, realizados por médicos endoscopistas experts da SOBED”, afirmou a médica.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para 2016 apontaram esse tipo de tumor como sendo o segundo mais frequente entre as mulheres (17.620 novos casos) e o terceiro entre os homens (16.600 novos casos), com projeção para mais de 34 mil novos casos em 2017. “É fundamental conscientizarmos a população e os médicos sobre a doença. Ela é passível de prevenção, então, por meio de informação de qualidade e correta, conseguimos diminuir o número de casos e deixar com que menos pessoas sofram e morram em decorrência desse câncer”, finalizou.

Campanha Março Marinho
Como acontece em vários meses do ano e pegando carona no movimento conhecido como Outubro Rosa, o Hospital de Câncer de Barretos escolheu o mês de março, que abriga o “Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino”, e a cor azul marinho para criar a campanha de prevenção do câncer colorretal: o “Março Marinho”. A intenção é de que a data seja celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer que acomete o intestino grosso (ou cólon) e o reto (a parte final do intestino).

Durante os sábados do mês, a equipe do programa de rastreamento do HCB esteve na Praça Francisco Barreto, em Barretos (SP), divulgando, informando e orientando toda a população sobre a doença. A enfermeira do Instituto de Prevenção do Hospital, Patrícia de Souza, relatou que mais de 100 pessoas foram atendidas e direcionadas à instituição. “Nós tivemos uma ótima aceitação na comunidade. Nas campanhas realizadas na praça, centenas de pessoas foram atendidas e orientadas a procurarem o Hospital para realizar o exame de colonoscopia. Percebemos que a população é muito carente de informação, muitas não sabiam o que era a doença, muito menos, seus danos. Por isso, esse contato foi muito importante”, declarou.