Entrar


Entrar

Você esta aqui: Institucional

Faça sua Doação, Salve Vidas

 

Instagram

Galeria de Vídeos

OncoEventos

HCB lança vídeo sobre agrotóxicos para conscientização de trabalhadores rurais

 

Visando impactar a comunidade de Barretos e sua região em relação ao câncer ocupacional e, principalmente, levar a conscientização aos trabalhadores rurais sobre as potencialidades dos agrotóxicos, o HCB lançou, no último dia 16 de março, o vídeo “Cuidados na Aplicação dos Agrotóxicos”.

O material é referente ao projeto ‘Avaliação de risco e conscientização do câncer ocupacional em trabalhadores rurais na região de Barretos’, coordenado pelo biomédico e pesquisador do Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular (CPOM), Dr. Henrique C. S. Silveira. “Com os resultados obtidos na pesquisa, poderemos avaliar o panorama deste trabalhador e o conhecimento dele em relação ao câncer e ao uso de agrotóxicos. Além disso, sabemos que a prevenção primária é uma das ferramentas mais importantes na prevenção de câncer – doença que impacta diretamente nos custos do Sistema Único de Saúde”, afirmou.

Os agrotóxicos são amplamente utilizados no meio ambiente, principalmente no Brasil, país que possui o maior consumo no mundo. Vários efeitos crônicos de saúde têm sido associados à exposição aos pesticidas, incluindo neurotoxidade, infertilidade, impotência, abortos, malformações, desregulação hormonal, efeitos sobre o sistema imunológico e câncer. Diante desse cenário, surgiu a ideia de se realizar um projeto que pudesse conscientizar o trabalhador rural quanto ao manuseio correto da utilização dos agrotóxicos, além de avaliar seu histórico ocupacional através de questionário e testes in vitro (utilizando-se células humanas na presença de alguns agrotóxicos, na tentativa de elucidar mecanismos moleculares envolvidos na exposição).

De acordo com o pesquisador, “a ideia do vídeo é transmitir as informações de maneira rápida e precisa, diferenciando-se de uma aula expositiva, que normalmente teria duração entre 30 e 40 minutos”. Além de chamar a atenção para a temática da saúde e dos cuidados na aplicação de agrotóxicos, o projeto tem a intenção de trazer a conscientização também por meio da internet, onde o vídeo está sendo disponibilizado, podendo atingir pessoas de outras localidades.

O evento contou com a presença do Secretário Estadual da Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, além de autoridades de Barretos e região.

Parcerias
Para colocar em prática essa iniciativa, o Hospital de Câncer de Barretos contou com o financiamento da Organização Pan-Americana da Saúde e as parcerias do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST) do Ministério da Saúde, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Casa da Agricultura de Barretos, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Secretaria do Estado e também do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de Bebedouro. O projeto contará ainda com uma aplicação em conjunto com a Universidade de Cuiabá, no Mato Grosso.